O Livro do Amanhã, por Cecelia Ahern
Onde comprar | Editora Novo Conceito | Classificação:
Em O Livro do Amanhã acompanhamos a história da Tamara Goodwin, uma garota rica e mimada de 17 anos que perdeu tudo que tinha quando seu pai se suicidou. Antes do ocorrido a vida de Tamara se resumia em ser a garota problema da família, sair com as amigas e se divertir as custas do pai, porém quando George Goodwin tira a própria vida tudo ao redor de Tamara começa a ruir. Eles estavam falidos, esse é o motivo do suicídio do pai de Tamara e também o que faz ela e sua mãe se mudarem para a casa dos tios dela: Arthur e Rosaleen.
Além de ter que morar em um bangalô no meio do nada, Tamara tem que aguentar uma mãe que mais parece um zumbi e as ordens da esquisita Rosaleen. Porém seu destino muda quando um livro misterioso chega a suas mãos, ao invés de uma história antiga, não há nada escrito em suas páginas, como um diário a ser preenchido. E, é assim que a vida passa a dar dicas para Tamara, todas as noites o livro se preenche sozinho, com a letra da garota, contando sobre o dia de amanhã, como se fosse ela quem escrevesse no diário.
Esses relatos desenrolam uma história antiga muito melhor do que qualquer romance policial. Tamara descobre uma rede de segredos que estão diretamente ligados com quem ela realmente é.
Gostei bastante do livro! Logo no começo a história é um pouco lenta e sem rumo, mas lá pela metade os acontecimentos e mistérios da trama dão um ritmo mais acelerado. Tanto que, não consegui largar o livro até descobrir todos os segredos.
Os personagens não me encantaram… Nenhum chama a atenção por sua personalidade, a não ser Rosaleen, que me surpreendeu no final. O livro tem um caráter meio de auto ajuda com romance e YA, depende do momento da narrativa, a autora soube misturar todos esses gêneros sem forçar demais um dos lados. A diagramação é bem feita, só não curti a capa, porque não gosto de pessoas “reais” nas fotos hahahaha.
No geral, o livro é 4 estrelas, tem um bom final e uma trama envolvente do meio pra frente. Mas em alguns momentos parecia ser fantasioso demais, sem uma explicação ou justificativa, senti falta de explicações sobre o livro do amanhã e porque ele foi parar nas mãos da Tamara.