Sinopse: Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: “Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere”.
Editora: Companhia das Letras
Autor: Lemony Snicket
Onde Comprar: Saraiva|Cultura|Submarino
Classificação: 5/5
No Livro Primeiro da série Desventuras em Série conhecemos os órfãos Violet, Klauss e Sunny Baudelaire, além de muito inteligentes e encantadores eles têm uma falta de sorte incomum. Desde a morte de seus pais em um incêndio misterioso a vida deles tornou-se um infortúnio.
Depois de receber a notícia do incêndio que devastou sua casa, os irmãos Baudelaire percebem que eles não têm mais nada, a não ser a enorme fortuna de seus pais que ficaria intocada até Violet (a mais velha dos Baudelaire) completar 18 anos. Sendo assim, eles são obrigados a ir morar temporariamente com o amigo da família até encontrarem um tutor legal que fosse parente deles.
Esse tal parente é o misterioso e um tanto quanto excêntrico Conde Olaf. É junto com ele que os três órfãos passam a viver em uma casa horrível e caindo aos pedaços, além das péssimas condições os irmãos Baudelaire são obrigados por seu novo tutor a fazer diversos serviços que não são recomendados para crianças. Ele quer roubar para si toda a fortuna da família Baudelaire, para isso o conde arma uma arapuca com sua trupe (outros atores amigos de Olaf) para forjar uma peça de casamento que na verdade é um casamento real, pois, desse modo ele poderá botar as mãos na herança das azaradas crianças.
Os irmãos Baudelaire são muito inteligentes, então é de se esperar que eles tenham descoberto a armação do conde Olaf. Mas ao desmascará-lo eles entraram em uma fria maior ainda… Só que, como eu já disse, Violet é uma garota esperta para cair nas armadilhas do maléfico conde Olaf. Entretanto, como Lemony Snicket já nos alerta: essa não é uma história feliz.
Para quem não sabe o Lemony Snicket é um heterônimo do autor Daniel Handler, isso quer dizer que além de ter um nome diferente, ele tem uma personalidade diferente ao escrever, é como se o Lemony fosse outro personagem do livro. Ele participa indiretamente na trama e Beatrice, a qual todos os livros são dedicados, é a paixão de Lemony e é também uma Baudelaire.
Eu adoro o filme Desventuras em Série (baseado na série), mas depois de ler o livro eu percebi o quanto discrepante são a história e a ordem dos fatores. O filme é maravilhoso, mas o livro, como sempre, é mil vezes melhor, até porque eu me senti meio incomodada de saber que o filme só conta a história dos três primeiros volumes.
A história é leve, tanto que eu li o livro inteiro em três horas. Isso mesmo, três horas!! O enredo flui muito bem, a narrativa do “Lemony” é maravilhosa. Super-recomendo o livro, para qualquer idade, mas lembrem-se que essa não é uma história feliz, se prepare para acontecimentos muito infortúnios.