RESENHA: Gregor, o Guerreiro da Superfície

Sinopse: O pai de Gregor, de 11 anos, desapareceu há mais de dois anos, o que tornou a vida do menino muito difícil. Mas tudo se complica ainda mais quando ele cai através de um duto de ventilação na lavanderia do prédio onde mora, e encontra um incrível universo desconhecido sob a cidade de Nova York. Agora, apesar de seus protestos, o menino precisa liderar um estranho grupo de humanos e animais gigantes numa missão que pode salvar o Subterrâneo além de ser a única saída para encontrar seu pai.
Editora: Galera Record
Autor(a): Suzanne Collins
Onde comprar: Saraiva|Submarino|Cultura
Classificação:

Confesso que comprei esse livro por ser da Suzanne Collins, autora da trilogia Jogos Vorazes. Sou apaixonada por essa série e resolvi me aventurar em outras obras da Collins. Posso dizer que fiquei um pouco decepcionada, mas explico o porquê mais pra frente.

Gregor, o Guerreiro da Superfície é o primeiro livro da série Crônicas do Subterrâneo e conta a história de Gregor! hahaha Bom, Gregor e um garoto de 13 anos que acaba em uma grande enrascada aventura com sua irmã mais nova Boots.
Os dois caem em uma passagem da lavanderia e acabam descobrindo um novo mundo: o Subterrâneo. Esse tal mundo é cheio de criaturas esquisitas (lê-se baratas, ratos e afins) e também de humanos, conhecidos como habitantes do Subterrâneo. Lá Gregor conhece a realeza e descobre que faz parte de um grande destino. Como todo bom herói recém descoberto, o garoto insiste em dizer para todos que aquela profecia não se refere a ele. Mas ele estava enganado…

O dilema de Gregor é resolvido quando ao entender a profecia o garoto percebe que seu pai pode estar perdido naquelas terras subterrâneas, já que ele havia sumido misteriosamente anos atrás. Munido de esperança de rever o pai o garoto concorda em sair em uma aventura digna de herói. Porém nem tudo é fácil e simples no subterrâneo, ao mesmo tempo que o Guerreiro da Superfície saí em busca de seu pai perdido, está acontecendo uma guerra entre os ratos (malvados, por assim dizer) e os outros povos do subterrâneo. Eles disputam território e poder, e no meio dessa confusão toda Gregor entende a importância de suas atitudes para aquele povo.
No geral achei o livro interessante e voltado mais para o público infantil. Não que eu não tenha me divertido, foi legal, mas… Acho que se eu fosse mais nova teria adorado a história. Suzanne tem uma narrativa bem descritiva, o que ajuda a montar o cenário para a fantasia que ela criou, porém em certos pontos a descrição me entediou e só me empolguei com o final do livro.

Achei o Gregor bem “maduro” pra uma criança de 12/13 anos, gostei das atitudes deles. Não há como não lembrar de Harry Potter, na época em que comecei a ler as histórias do bruxinho tenho certeza que teria amado conhecer o Gregor.
A história é uma aventura infanto-juvenil bem construída, mas não me atraiu. Estava esperando outra coisa e acabei me decepcionando. Recomendo o livro para o público mais jovem!

You may also like

RESENHA: Os 13 Porquês

RESENHA: Os 13 Porquês

RESENHA: O poder dos Seis

RESENHA: O poder dos Seis