O que aconteceu com o adeus, Sarah Dessen Onde comprar | Editora iD | Classificação: |
Antes de ler esse livro só escutava e lia elogios sobre a Sarah Dessen (autora). Sou curiosa e toda essa comoção sobre a autora me fez ter vontade de ler algum livro dela, por isso não consegui me conter e comprei O que aconteceu com o adeus para estrear minha experiencia com a Sarah em grande estilo. Estava esperando um YA divertido e com um romance gostosinho de ler, mas me surpreendi e percebi que a Sarah merece todos os elogios do mundo!
Em O que aconteceu com o adeus conhecemos a história de McLean Sweet que é uma garota normal, filha de pais separados e cheia de dúvidas sobre quem ela realmente é. Dois anos após a separação de seus pais a menina já passou por quatro cidades diferentes, e a cada mudança McLean também se transformava em garotas diferentes. Ela já fora Eliza, Lisbet, Beth e agora, depois de tanto tempo sem se sentir em casa, o destino dá um empurrãozinho e ela vai ter que ser apenas a McLean Sweet.
Com o desenrolar da história a garota que já representou tantos papéis se vê totalmente perdida quando tem que ser ela mesma. Sem nunca criar laços com ninguém, McLean é pega de surpresa quando conhece Dave e não consegue evitar se envolver com ele. Atrelado a isso, a antiga vida dela continua a assombrando toda vez que sua mãe ou uma bola de basquete entra em seu caminho, já que mudar de cidade sempre foi uma forma de fugir do que aconteceu com seus pais dois anos atrás. Mais que apenas um dilema adolescente de ter que lidar com um romance inesperado e a separação desastrosa dos pais, Sarah Dessen soube trabalhar todos os problemas com profundidade, sem soar superficial ou falso. McLean é uma personagem complexa com problemas que vão além de ser outro tipo de garota a cada cidade, ela vive o dilema de não saber quem realmente é, e não conseguir lidar com a separação dos pais, o que fez com que ela perdesse a sua referência de conforto e segurança. O que aconteceu com o adeus mostra que as escolhas que fazemos nos definem e nos transformam enquanto pessoas, e que saber superar nossos problemas do passado muda o modo como encaramos os problemas que temos hoje. O trabalho gráfico do livro é muito bem feito. A capa é linda, a diagramação é maravilhosa e as páginas são amareladas *-*. A narrativa da Sarah é deliciosa, o livro trabalha com alternância entre o passado e o presente, o que mantém a história envolvente. Os personagens são humanos e, por isso, cativantes! Acabei me identificando com os dilema vividos pela McLean, ao terminar o livro fiquei com aquela sensação de querer viver um pouco mais a história. Não tem como não se encantar com a escrita da Sarah Dessen, já estou louca para ler os outros livros dela! |