Banana Pirata: Março 2013

sábado, 30 de março de 2013

Capitães da Areia por Jorge Amado

Informações site Cia. das Letras

Sinopse: Desde o seu lançamento, em 1937, Capitães da Areia causou escândalo: inúmeros exemplares do livro foram queimados em praça pública, por determinação do Estado Novo. Ao longo de sete décadas a narrativa não perdeu viço nem atualidade, pelo contrário: a vida urbana dos meninos pobres e infratores ganhou contornos trágicos e urgentes.
Várias gerações de brasileiros sofreram o impacto e a sedução desses meninos que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. Verdadeiro romance de formação, o livro nos torna íntimos de suas pequenas criaturas, cada uma delas com suas carências e suas ambições: do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca. Com a força envolvente da sua prosa, Jorge Amado nos aproxima desses garotos e nos contagia com seu intenso desejo de liberdade.
Editora: Companhia das Letras
Autor: Jorge Amado
Onde Comprar: Saraiva|Submarino|Cultura
Classificação:


Jorge Amado é incrível. Por mais estranho que seja, nunca havia lido nada dele até então, e adorei minha primeira experiência. Pra quem não sabe, essa é uma leitura de vestibular, mas isso não estragou em nada a leitura, na verdade, gostei de ter conhecido um livro tão bom a partir de algo que eu repudio: leitura obrigatória.

Em Capitães da Areia conhecemos crianças abandonadas que vivem em Salvador, elas são temidas pela Cidade Alta e acolhidas pelo trapiche na Cidade Baixa. São meninos sem pai ou mãe, que usam da coragem para sobreviver. Entre eles encontramos Pedro Bala (o líder), Professor, Gato, Pirulito, Sem-Pernas, Volta Seca e vários outros meninos que compõem o famoso grupo Capitães da Areia.
Cada um deles tem uma maneira diferente de ver e viver a vida que lhes coube, mas tive a impressão de que na verdade eles formavam um único ser. Por mais diferentes que sejam entre si, eles se completam. A história é contada em terceira pessoa (o narrador é onisciente) e os ponto de vista são alternados, mas para mim o protagonista é Pedro Bala, o líder do grupo e a figura que melhor expressa os pensamentos do Jorge Amado.

Acompanhamos as aventuras de Pedro e seus companheiros (essa palavra é importante) até o momento em que eles deixam o trapiche. E entre elas surge Dora, uma menina abandonada que se junta aos capitães e muda os rumos de todos eles de algum jeito. Dora se torna mãe, irmã, noiva e esposa daqueles meninos que nunca conheceram o afeto. Ela é minha personagem favorita junto com Pedro Bala.
A leitura não é como o de um YA atual, mas flui tão bem quanto. Adorei a narrativa do Jorge Amado, quero ler outros livros dele! É um livro com romance, drama, crítica social, ideais comunistas e Brasil. Todos esses temas se encaixam perfeitamente e deixam a leitura menos trancada.

Capitães da Areia é apaixonante. Leitura obrigatória, ou não, é um livro para se ler com calma e de coração aberto. Digo isso porque, Jorge Amado não deixa de falar de algum tema por ser polêmico, ele explora todos os lados das personagens, inclusive o sexual. Mas não é nenhum “50 tons”, é um livro polêmico para época em que foi lançado e manteve essa característica até os dias de hoje (infelizmente).
Ah, se alguém tiver indicações do Jorge (eu, íntima hahaha) para me fazer, por favor faça!

quinta-feira, 21 de março de 2013

#CircuitoNovoConceito – Em busca de um final feliz

Oi, gente!
Está quase no final do #CircuitoNovoConceito, então aproveita enquanto dá tempo.

Em busca de um final feliz é um livro sobre gente comum.
Personagens que nos deixam tristes, às vezes, por todas as situações complicadas pelas quais eles passam, mas que também nos fazem rir quando seus sonhos (alguns bem ingênuos), começam a se tornar reais.
Uma história encantadora! A vida como ela é, mas com cara de romance — e cheia de sonhos.
E os sonhos, todo mundo sabe, são a matéria de que somos feitos.

Para ler o 1º capítulo, clique na imagem.

quarta-feira, 20 de março de 2013

#CircuitoNovoConceito – As Violetas de Maio

Oi, gente!
Hoje tem mais post do #CircuitoNovoConceito! E o livro é…

O amor surge quando você menos espera!
Quantas e quantas vezes você procurou um amor? Viver um grande romance é o seu sonho? E você já percebeu que quanto mais você procura, menos acha uma pessoa bacana?!
Pois é, você pode se surpreender, pois o amor surge de onde você menos espera. Mas a grande questão é: Você diz que o ama logo de cara?
A mulher tem a reputação de dizer “eu te amo” logo no início de um relacionamento, mas na verdade são eles que dizem antes. Aliás, eles admitem pensar sobre confessar o amor em média seis semanas antes que suas parceiras, segundo um artigo publicado no periódico norte-americano Journal of Personality and Social Psychology.
Por mais estranho que pareça, a resposta para essa atitude dos homens faz todo sentido à luz da psicologia evolucionista. Os homens podem ser mais impulsivos na maneira de expressar o amor, mas para eles este tem significado muito diferente do que para as mulheres.
Veja só, os pesquisadores descobriram que uma confissão de amor por parte dos homens pode resultar em sexo o mais rápido possível, que é o objetivo evolutivo final do gênero, e por isso dizem “eu te amo” o mais rapidamente possível. E, ao contrário, as mulheres só dizem “eu te amo” depois do sexo, porque elas têm mais a perder com a gravidez. A confissão para elas é um sinal do compromisso de longo prazo, bem diferente dos homens, que não querem compromisso. No jargão, eles querem “comprar na baixa” e elas, “vender na alta”. 
Na pesquisa feita no MIT, os homens mais felizes em obter a confissão de amor da mulher eram aqueles interessados em aventuras de curta duração, e mulheres que procuram relacionamento de longo prazo eram mais felizes em ouvir o “eu te amo” depois do ato consumado.
Pois é, padrões primitivos persistem no comportamento humano. São as bases biológicas que podem nos ajudar a entender as motivações ocultas das pessoas. Isso inclui também o comportamento de consumo, pois o homem dará muitos presentes antes de ter a mulher,Âncora e ela vai esperar uma ocasião mais tardia, que demonstre compromisso de longo prazo.

Para ler o 1º capítulo, clique na imagem abaixo!

terça-feira, 19 de março de 2013

#CircuitoNovoConceito Sonhe Mais

Oi, gente!
O segundo texto do #CircuitoNovoConceito já está aqui, olha só.

Você saberia lidar com a partida da pessoa amada?
Esta pergunta é o tema central do livro de Jai Pausch, Sonhe mais. Muito bom, diga-se de passagem.
Sabe quem é ela? A viúva de Randy Pausch, o sujeito que tinha câncer no fígado, fez um discurso e escreveu um livro: A lição finalSonhe mais é a versão dela, da esposa, sobre  uma vida de paixão, amor e família. Mais incrível que o primeiro!
É tão provocante, mexe tanto com a gente que eu não consegui desgrudar do livro. Logo que comecei a ler tive raiva de Randy Pausch(!), o marido, fechei o exemplar e comecei a refletir. Mas aquele livro ao meu lado parece que me chamava, então iniciei a leitura novamente, de onde parei.
Três capítulos depois e eu estava com dó — pena mesmo — do Randy Pausch, afinal ele estava morrendo! Pensei: “acho que ele está certo, só pensando no melhor para a esposa e filhos”, e continuei a ler.
Conforme Jai Pausch, a autora de Sonhe mais, escrevia e descrevia suas experiências — que senti todas — comecei a pensar que ela é quem estava errada, achei a mulher fria em certos momentos.
Pois fiz uma pausa e pensei novamente! Que loucura!
Mas o livro continuava a me provocar e lá fui eu, novamente, ler. Finalmente, percebi que Jai estava vulnerável, ela ia perder o marido de quem tanto gostava, mas tinha que continuar a vida, tinha que cuidar do doente e dos filhos ao mesmo tempo ( nada como uma mulher para fazer isso), e pensar no que aconteceria depois que Randy falecesse!
Como ela foi forte, como sofreu e como amou!
Na verdade, eles viveram um grande amor!  E eu vivi um turbilhão de sentimentos!
Veja, já li livros intrigantes, emocionantes, mas que me provocasse sentimentos de compaixão, raiva, compreensão, amor, dó… tudo ao mesmo tempo, este foi o primeiro. 

Para ler o 1º capítulo, clique na imagem abaixo!

segunda-feira, 18 de março de 2013

#CircuitoNovoConceito A Pousada de Rose Harbor

Oi, gente!

Essa semana vai ser super especial. A Editora Novo Conceito decidiu fazer um #CircuitoNovoConceito, que vai durar a semana toda. Mas, o que é o #CircuitoNovoConceito?
Serão posts (um por dia durante essa semana) que irão falar dos lançamentos da editora nesse mês de Março, mas além de ficar por dentro das novidades você vai poder ler o primeiro capítulo de cada um deles! Então fiquem de olho aqui no blog durante a semana e se divirtam com os capítulos novos.
O de hoje é sobre o livro A Pousada de Rose Harbor.

Alguém viu os valores que estavam aqui? Família, lar amizade….
Você também está procurando algumas coisas que se perderam pelo caminho? Nostalgia! Talvez. Pode ser, mas na verdade sinto falta de valores simples que foram ficando de lado no “fast dia” do workaholic e sua família instantânea. Tudo tão rápido, sem consistência, sem sabor e ainda por cima, mal passado!  Até os índices econômicos são com base em fast-food “Índice McDonald´s”. Para o mundo que eu quero descer!
Socorro! Cadê a minha avó!? A vó Antonieta que fazia a Páscoa ficar mágica e que reunia as amigas e noras para a novena, fazia o Natal ser um grande jantar para reunir toda a família e ganhar presentes simples e até feitos à mão, e que abria as portas da sua casa para receber a festa de Santo Reis, quando se desmontava a árvore de Natal e os violeiros de roupas coloridas, máscaras e pandeiros com fitas se apresentavam em troca de uma xícara de café. Onde foi parar tudo isso?
Onde está aquela vida simples, corrida também, com muito trabalho para colocar dinheiro em casa, filhos para criar e educar? Porém simples! E cheia de valores, coisas pequenas que faziam o dia, o mês, o ano e a vida valerem à pena. Cadê o almoço em família com todos à mesa e o jantar para contarmos como foi o dia? Tenho a leve impressão que curtíamos mais a chuva na janela, que agradecíamos mais, que sonhávamos mais.
Você tem sonhado? Tem feito piquenique com seus filhos? Ou sua vida tem sido drive-thru em que você passa, pega e vai embora.
Tem uma autora americana que me faz voltar ao passado com seus livros e lembrar de todas essas coisas boas de uma vida simples. É a Debbie Macomber!
E sabe o que mais? Acho que tem um monte de pessoas saudosas como eu, porque Debbie já vendeu 170 milhões de livros no mundo! Isso significa que não só eu que tenho saudades da vida como ela era.
Como estamos tão ocupados correndo pela vida é fácil perder os momentos de prazer. Uma boa leitura pode trazê-lo de volta! A Pousada Rose Harbor é a minha dica!
Leia o primeiro capítulo clicando na imagem abaixo.

*Esse post não é um publieditorial, mas o blog recebe comissão por cada clique no link.

domingo, 17 de março de 2013

Esperando por você, por Susane Colasanti

Sinopse: É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek ? o amor da sua vida ? a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é… Ou sabe?
Editora: Novo Conceito
Autor: Susane Colasanti
Onde comprar: Saraiva|Submarino|Cultura
Classificação: 

Esse é o primeiro livro da Susane Colasanti que li, ela é autora de Bem Mais Perto e de Esperando por Você.

Recebi esse livro para resenha e estava super empolgada, pois li muitas resenhas positivas do outro livro da Susane, mas me decepcionei…

O livro conta a história de Marisa, uma garota que passou por um distúrbio de ansiedade no ano interior e por isso era a “Esquisitona” do colégio, agora ela quer deixar esse passado para trás e tentar retomar sua vida, ou melhor, dar um novo rumo para a sua história. A questão é que Marisa está esperando que algo especial aconteça e que o cara ideal -o namorado em potencial- seja Derek, o cara mais gato do colégio.
Porém, nada é simples quando se é um adolescente. Além de enfrentar os  obstáculos de sua nova vida, Marisa tem que lidar com uma irmã problema, a falta de diálogo com os pais e dois garotos diferentes, mas que mexem com o coração dela da mesma forma.

A história se desenrola ao redor desses problemas da Marisa e como suas atitudes mudam sua nova vida.
Confesso que a história não me cativou em nenhum momento, a história da Marisa não me convenceu e achei que faltou aprofundamento nos problemas e dilemas dos personagens. O problema de ansiedade da Marisa é tratado muito por cima e sem explicações do porquê, além disso alguns atos das personagens são feitos sem explicação. Isso me incomodou profundamente, senti falta de poder entender e me aprofundar nos personagens.
Esperando por Você tem uma ótima premissa, a sinopse me chamou a atenção, mas me decepcionei com a falta de profundidade de alguns assuntos que ficaram sem explicação. O ponto alto da história são as mudanças da personagem principal, porém não consegui curtir o livro :/
Entretanto, a diagramação é super bem feita e os capítulos são curtinhos, não gostei tanto da capa, mas ela tem tudo a ver com o que acontece na história!
Fiquei triste por não ter gostado tanto, enquanto escrevo essa resenha estou pensando nos fatores que me fizeram gostar menos da história, acho que foi por uma questão de esperar de demais de um livro junto com aquela coisa de não ser o momento certo pra ler… Vai ver eu não estava no mesmo clima do livro e por isso a história não fluiu bem pra mim.
Espero ter mais sorte com outros livro da Susane!

Esse kit será sorteado aqui no blog!

Ah, lembrando que vai ter promoção desse livro aqui no blog! Eu não curti a história, mas talvez você goste! Fica de olho, que a promoção sai essa semana!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Por que assistir The Walking Dead?

Oi, gente!
Quando decidi que mudaria um pouquinho o blog, sabia que falaria de uma das minha paixões além da leitura. Nunca comentei aqui, mas sou apaixonada por Séries de TV, adoro passar o dia inteiro vendo temporadas e mais temporadas de alguma série X. Então, vou compartilhar aqui algumas séries que acompanho e os motivos que vão te fazer querer assistir, estou confiando no meu poder de persuasão hahaha.
Pra começar vou falar de uma das séries que se tornou a minha favorita dos último tempos: The Walking Dead. 

The Walking Dead é uma série de televisão norte-americana, desenvolvida por Frank Darabont baseada na série de quadrinhos de mesmo nome feita por Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard. 
A série conta a história da consequência de um apocalipse zumbi, no qual um pequeno grupo de sobreviventes, viaja pelos Estados Unidos à procura de um abrigo longe dos mortos vivos. O grupo é liderado por Rick Grimes, que era o xerife em uma pequena cidade da Geórgia, antes do surto de zumbis. Enquanto sua situação fica mais perigosa, o desespero do grupo para sobreviver leva-os a beira da insanidade.*

Se você já conhece TWD , se junte ao clube dos viciados em zumbis. Se não conhece, olha só os motivos pra começar a ver já!

1- Zumbis 

Ok, esse é um tópico meio óbvio, mas faz toda a diferença. Se você gosta de zumbis, vai adorar o modo como esses seres apocalípticos são tratados na história. Nada de poderes inimagináveis ou outras tripulias, em The Walking Dead os morto-vivos são tratados com a dignidade que lhe convém. Se você não gosta, é um ótimo jeito de começar a gostar, por mais nojentos e repulsivos que eles sejam, não tem como não reconhecer que são fascinantes.

2- Psicológico dos personagens

Apesar do nome fazer referência aos mortos, a essência da série está nos vivos. O que me fez viciar nessa série -entre outros motivos- foi o modo como o psicológico deles é retratado. Quer dizer, é um mundo onde há zumbis por toda a parte é de se esperar que hajam conflitos para conseguir sobreviver, mas em TWD os seres humanos vivos ainda tem que lidar com problemas familiares, relacionamentos, falta de comida, água, necessidade de encontrar um abrigo e etc. Nenhum personagem é totalmente bom ou ruim, cada um age de forma diferente ao enfrentar as dificuldades.

3- Fotografia

Não sou entendedora dessas técnicas cinematográficas, mas meus reles conhecimentos me permitem afirmar que a fotografia de The Walking Dead é maravilhosa. Os efeitos especiais e a maquiagem são super bem feitos e a imagem dos episódios é divina (por isso recomendo que assistam em HD).

4- Evolução da Trama


Como já disse os personagens vivos são a essência da série. E com o decorrer da história isso fica cada vez mais claro, a trama passa de mortos x vivos para algo de maior escala, no qual nem mesmo os vivos são confiáveis. A luta pela sobrevivência começa a afetar a humanidade dos personagens, que já não sabem comode pós-apocalíptica são o que me prendeu como fã assídua da série até hoje. A trama é bem trabalhada, o aspecto sujo e cansado dos personagens só aumenta a verdade e profundidade da série.

5- Daryl Dixon


Prometo que não vou ter momentos fangirl quando falar das séries, maaaaaaaaaaaaas… Não tem como negar que esse é -de longe- o melhor personagem de The Walking Dead. O irmão Dixon mais novo é um personagem que não existe nos quadrinhos, mas é meu favorito da série de TV. Assim como os demais, Daryl evolui durante a história e torcer pela sua sobrevivência é o que me mantem tensa em todo episódio novo! hahaha.

A série vai ar todo domingo às 23hrs lá nos Estados Unidos, aqui no Brasil dá pra acompanhar pela FOX (todas terça às 22h30) e na Band (toda terça as 22h30). Os box da 1ª e 2ª temporadas já estão a venda na Livraria Cultura, Submarino e Livraria Saraiva.
Poderia dar muitos outros motivos para que The Walking Dead seja sua nova série favorita, mas não quero que o post fique grande demais e acabar estragando a surpresa com algum spoiler :/
Pretendo fazer mais posts nesse formato, o que acham? Ou é melhor falar especificamente de cada temporada? Diz aí o que você prefere!

(*) Adaptado da Wikipédia.
Para saber a fonte das fotos basta clicar em cima delas.

sábado, 9 de março de 2013

“Eu quero ser personagem do novo livro do Maurício Gomyde!”

Oi, gente!
Pra alegria geral hoje tem uma promoção nova no ar!

Acho que você já conhecem o Maurício Gomyde, que é parceiro aqui do blog. Ele é o autor de Ainda não te disse nada e O rosto que precede o sonho já resenhados aqui no Banana Pirata. Agora o Maurício está escrevendo um novo livro e para isso ele precisa da ajuda dos leitores, e para ajudá-lo você tem que virar a protagonista da sua nova história!
Já imaginou ter uma personagem em um livro que é igualzinha a você? Ou melhor, que é você?
Nessa promoção em parceria com o Maurício você vai ter essa chance. E além disso, o Maurício vai sortear entre os participantes um Kindle + cinco livros “O rosto que precede o sonho” autografados e com marcador.
Para ter a honra de ganhar essa homenagem e ainda descolar esses prêmios é fácil: basta seguir as etapas a baixo e torcer muuuuuito pra ser a sorteada!

1- Preencha o formulário no site do autor (aqui), passando seus dados para que ele possa entrar em contato. Ah, não esquece de dizer que você participou aqui no Banana Pirata! (isso vai ajudar muito o blog)
2- Comente aqui nesse post a frase “Eu quero ser personagem do novo livro do Maurício Gomyde” para validar a sua participação na promoção. Porque assim o autor vai saber que você conheceu a promo por esse post e vai validar sua participação!
3- Seguir a Fan Page do Maurício Gomyde no Facebook. (aqui).

São só essas regrinhas simples e tchraaam você vai ter a chance de virar um personagem de um livro!
Se quiser aumentar as suas chances participe da promoção por outros blog parceiros. O link com todos os blogs participantes é esse aqui.
Ah, se você for um homem e quiser participar também pode, mas como a protagonista é uma personagem feminina, caso você seja o sorteado terá de indicar uma mulher para ser a homenageada (vale a mãe, namorada, filha, prima…).
É isso aí, galera! Está super fácil de ganhar, então participem, comentem, compartilhem e avisem os amigos!

Observações importantes:
–  Lembrando que o nome pode sofre o crivo do autor, sendo assim o Banana Pirata é apenas um intermediário entre o sorteado e o autor, para ler as regras e o sistema usado nos sorteios leia esse post.
– Os sorteios serão nos dias 20, 21, 22, 23 e 24/05 (O rosto que precede o sonho + marcador autografados), 25/05 (Kindle) e 26/05 (dia do meu aniversário, domingo, a Personagem). Pelo Random.org.

Resultados das Promoções
24/03 – 1º sorteio: confira o vencedor(a) no site do autor
31/03 – 2º sorteioconfira o vencedor(a) no site do autor!
07/04 – 3º sorteio: confira o vencedor(a) no site do autor!
14/04 – 4º sorteio: confira o vencedor(a) no site do autor!
21/04 – 5º sorteio: confira o vencedor(a) no site do autor!
05/05 – 6º e 7º sorteio: confira o vencedor(a) no site do autor!
12/05 – 8º sorteio: confira o vencedor(a) no site do autor!
19/05 – Sorteio do Kindle: confira o vencedor(a) no site do autor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *