Banana Pirata: Maio 2013

segunda-feira, 20 de maio de 2013

A Turma

 A Turma, Alissa Grosso
Onde Comprar | Editora Gutenberg | Classificação: 
Mais uma autora nova aqui no blog! Estou adorando esse período de leituras novas (que não faça parte de uma série) e mais uma vez tive uma ótima surpresa. O livro da vez é o A Turma, da Alissa Grosso, recebi o livro de cortesia da Editora Gutenberg e achei que seria mais uma história fofinha de High School… Mas acabei caindo do cavalo e descobrindo uma história inédita.
Em A Turma conhecemos Hanna Best e sua turma de amigas, elas estão no último ano do colégio e isso é um assunto muito divergente no grupo. Enquanto Sheila está louca para sair da escola e roubar o posto de Hanna, a mesma está com medo de perder tudo o que construiu nesses anos todo estudando no Fidelity Elementary. As outras integrantes do grupo são: Gilda a que sempre está de mal-humor, Olivia a engraçada e melhor amiga de Hanna, e Patrícia a mais tímida do grupo. Juntas elas foram a turma mais popular do colégio e a mais excêntrica também.
A história se divide entre os pontos de vista de cada uma das garotas, por serem totalmente diferentes é fácil saber quem é quem. Confesso que no início achei o livro bem bobinho, as personagens só se preocupavam com o que acontecia na vida da Hanna, seja sobre a lista de convidados da festa ou o namorado dela, Alex. Porém com o decorrer da trama há elementos que deixam pistas de que esse grupo de garotas não tem nada de perfeito, o mistério é colocado gradativamente e fiquei cada vez mais intrigada com o pensamento e atitudes das meninas da Turma.
Até que chegamos no ponto crucial da leitura, quando tudo é revelado! É claro que não vou contar qual é o grande segredo de Hanna e porquê isso pode acabar definitivamente com seu status de popularidade, mas posso garantir que é surpreendente. Enquanto lia e formava teorias do que seria esse segredo nunca me passou pela cabeça o que a Alissa criou, foi uma sacada fantástica a forma como ela escreveu o livro,  pois, não só a história importa, o modo como ela foi  contada também.
Feita a grande revelação do livro, temos a segunda parte que é narrada por Alex, o namorado de Hanna, a partir do ponto de vista dele entendemos qual é o significado da Turma e o que Hanna Best tem de tão especial para ser a Rainha popular do colégio. Particularmente, o Alex é meu personagem favorito, ele é uma pessoa incrivelmente boa que fez escolhas não tão boas assim, mas os motivos dele são nobres, por isso que tudo o que ele fez é perdoável (deu pra entender? hahaha). 
A capa desse livro é super legal, gostei mais da tradução do título do que o original (Popular), fez muito mais sentido para a história. A diagramação é bem feitinha e as páginas são amarelas <3
O livro é excêntrico, tanto na forma como é contado quanto no enredo si. Além de trazer a tona uma questão complicada de se lidar, também expõe os dilemas de ser um adolescente e não saber quem você é. O fato dos personagens serem elaborados de acordo com o papel que tem a desempenhar faz com que a história pareça confusa no início, mas tudo ganha forma no final. Adorei conhecer a Alissa, fiquei com vontade de ler mais livros dela!
A Turma está mais do que recomendado! Só lendo você vai descobrir que nem tudo é o que parece.

sábado, 11 de maio de 2013

O que aconteceu com o adeus


O que aconteceu com o adeus, Sarah Dessen
Onde comprar | Editora iD | Classificação: 
  Antes de ler esse livro só escutava e lia elogios sobre a Sarah Dessen (autora). Sou curiosa e toda essa comoção sobre a autora me fez ter vontade de ler algum livro dela, por isso não consegui me conter e comprei O que aconteceu com o adeus para estrear minha experiencia com a Sarah em grande estilo. Estava esperando um YA divertido e com um romance gostosinho de ler, mas me surpreendi e percebi que a Sarah merece todos os elogios do mundo!
  Em O que aconteceu com o adeus conhecemos a história de McLean Sweet que é uma garota normal, filha de pais separados e cheia de dúvidas sobre quem ela realmente é. Dois anos após a separação de seus pais a menina já passou por quatro cidades diferentes, e a cada mudança McLean também se transformava em garotas diferentes. Ela já fora Eliza, Lisbet, Beth e agora, depois de tanto tempo sem se sentir em casa, o destino dá um empurrãozinho e ela vai ter que ser apenas a McLean Sweet.
  Com o desenrolar da história a garota que já representou tantos papéis se vê totalmente perdida quando tem que ser ela mesma. Sem nunca criar laços com ninguém, McLean é pega de surpresa quando conhece Dave e não consegue evitar se envolver com ele. Atrelado a isso, a antiga vida dela continua a assombrando toda vez que sua mãe ou uma bola de basquete entra em seu caminho, já que mudar de cidade sempre foi uma forma de fugir do que aconteceu com seus pais dois anos atrás.
  Mais que apenas um dilema adolescente de ter que lidar com um romance inesperado e a separação desastrosa dos pais, Sarah Dessen soube trabalhar todos os problemas com profundidade, sem soar superficial ou falso. McLean é uma personagem complexa com problemas que vão além de ser outro tipo de garota a cada cidade, ela vive o dilema de não saber quem realmente é, e não conseguir lidar com a separação dos pais, o que fez com que ela perdesse a sua referência de conforto e segurança. 
  O que aconteceu com o adeus mostra que as escolhas que fazemos nos definem e nos transformam enquanto pessoas, e que saber superar nossos problemas do passado muda o modo como encaramos os problemas que temos hoje.  
   O trabalho gráfico do livro é muito bem feito. A capa é linda, a diagramação é maravilhosa e as páginas são amareladas *-*.
  A narrativa da Sarah é deliciosa, o livro trabalha com alternância entre o passado e o presente, o que mantém a história envolvente. Os personagens são humanos e, por isso, cativantes! Acabei me identificando com os dilema vividos pela McLean, ao terminar o livro fiquei com aquela sensação de querer viver um pouco mais a história. Não tem como não se encantar com a escrita da Sarah Dessen, já estou louca para ler os outros livros dela!

Essa é a minha Moleskine de livro, quer saber mais sobre ela? É só ver esse post aqui.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Capa de Minha Vida Fora de Séria 2ª Temporada

OMG OMG OMG OMG.

Paula Pimenta alegrou o dia dos fãs e divulgou a capa de Minha Vida Fora de Série 2ª Temporada! Não preciso dizer que surtei assim como a maioria e não consigo para de olhar pra essa capa. Ela é muito amor!

O livro vai ser lançado em Junho pela editora Gutenberg. Além da continuação da história da Pri, a Paula lançará, também, O Livro das Princesas em parceria com várias autora que a gente adora – como a Meg Cabot!- pela editora Galera Record. 
Ah, lembrando que o primeiro livro da Paula, “Confissão” foi relançado com uma nova capa e diagramação. 
Lá no site da autora já tem as cidades e as datas dos eventos de lançamento, eu vou no de SP, e vocês?

 
Ei, se você ainda não conhece a Paula ou não leu MVFS ainda vem conferir as resenhas do blog aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *